Henning Larsen revelou sua proposta para um Centro Internacional de Conferências em Pujiang, China, que ajudaria a definir um local vibrante com sustentabilidade como sua marca registrada. Apresentando uma estrutura circular com um parque urbano em seu núcleo, o projeto é articulado em torno de dez estratégias de desenho para atingir a neutralidade de carbono e atender a altos padrões de bem-estar. A proposta é um dos projetos vencedores de um concurso internacional cuja lista inclui Zaha Hadid Architect, GMP Architects, MVRDV e Swooding Architects.
Localizado no eixo central da Cidade Nova de Pujiang, o edifício do centro de conferências é uma estrutura circular com cobertura inclinada voltada para o Lago Guangdong. De acordo com os arquitetos, a forma não é apenas simbólica, mas também mais propícia à ventilação natural. A paisagem aquática ao redor do edifício ancora o projeto no ambiente do lago. No centro do volume está um parque ecológico com sistemas de purificação de água, flora e fauna diversificadas e vários elementos de educação científica.
Ao redor do centro de conferências principal há uma série de edificações com programação diversa que define uma estrutura e que, por sua vez, ecoa o tecido urbano tradicional de Chengdu. A rede de ruas porosas que funcionam como corredores de ventilação ajuda a mitigar o efeito de ilha de calor urbana. Na extremidade sudeste do local, um espaço cívico conecta o volume à paisagem urbana circundante, proporcionando vários equipamentos para a comunidade local.
O projeto coloca a sustentabilidade em seu cerne, incorporando estratégias de desenho destinadas a alcançar a neutralidade de carbono e consumo de água, criando um microclima agradável dentro do clima desafiador de Puijang, bem como aumentando a mobilidade sustentável e o fornecimento de infraestrutura verde. "Alcançar a sustentabilidade não se baseia apenas no rastreamento de medições de emissão de carbono, mas também em um projeto integrado holístico e viável que tem uma operação contínua e confiável. A base deste projeto viável e sustentável não se baseia em medidas técnicas onerosas - fundamentalmente, é sobre a criação de edifícios sustentáveis a preços acessíveis e eficientes", afirma a equipe que vê o projeto como uma oportunidade para definir uma vida com emissão zero de carbono.